Notícias Spectra Tech

WORKSHOP DEBATE GOVERNANÇA E SEGURANÇA PÚBLICA NA UFPE

A tecnologia a serviço da sociedade. Para colocar isso em prática, um grupo de pesquisadores perceberam que o melhor caminho era transpor os muros da universidade e prestar um serviço de qualidade para a população. O Workshop Governance Security Day aconteceu no dia 11 de abril, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e abordou questões que vão desde o planejamento até a demonstração de equipamentos de ponta que podem auxiliar agentes de segurança.

O evento foi resultado do projeto de pesquisa e inovação “Desenvolvimento de Produtos Baseados em um Ecossistema de Governança Integrada de Segurança, Mobilidade Urbana e Tecnologia de Smart Cities”. Estudo celebrado entre o Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Conformidade (LabGRC)da UFPE e a empresa Spectra Tech Distribuidora.

Para o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, há o interesse genuíno em ampliar as parcerias com os municípios e também com o Estado, empresas e indústrias. “A universidade tem tido o protagonismo de conversar com a sociedade de maneira geral. A nossa tarefa enquanto instituição publica é servir ao país.” Ele ainda falou que a Universidade tem uma capacidade enorme de gente qualificada com projetos que podem resultar em capacitação, conhecimento de estratégias e capacidade de transferir tecnologias que terão impactos importantes na organização e na forma de pensar a segurança dos municípios.

Para debater o assunto, estiveram presentes estudiosos da Universidade e representantes das forças de segurança que compõem o Estado. A mesa foi presidida pelo reitor da Universidade Federal, o professor doutor Alfredo Gomes, que estava acompanhado do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes; do diretor do CSSA, o professor Zionan Rolim; do coordenador do Laboratório de Governança, Risco e Conformidade (LabGRC), o professor Jeronymo Libonati; do coordenador do workshop e pesquisador do LaBGRC, Manoel Rodolfo. Além do diretor-presidente da Spectra Tech, Reginaldo Mattos; do presidente do Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (Consems), Antônio Pereira Neto; a gerente de projetos especiais da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, a delegada Patrícia Soledade e do presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública (Unisige) e prefeito da cidade de Soledade, na Paraíba, Geraldo Ramos Filho.

Durante o evento, os palestrantes debateram temas importantes na área de pesquisa e estudos com foco na governança e segurança pública tendo a tecnologia como aliada nesse assunto que é um direito constitucionalmente garantido como dever do Estado direito e responsabilidade de todos. Essa integração entre Estado, municípios, estudiosos e empresas de tecnologia é possível e foi amplamente discutida entre representantes do meio acadêmico, do serviço público e de empresas de tecnologia.

O ministro do TCU afirmou que ver esse grupo de intelectuais, interessados de encontrar soluções para a nação, nessa região representada neste caso por Pernambuco, é fundamental para influenciar a geopolítica da região Nordeste. “Vejo que estamos no caminho certo. Aos poucos estamos nos encontrando em relação a tese que o Brasil precisa estar junto para ter a perspectiva de nação e de futuro”, destacou.

Galeria de imagens:

Compartilhe essa notícia